Institucional

Áreas onde a Empresa se envolve

 

Floresta

 

Exploração Florestal

Exploração florestalNo sector florestal, a GRUMAN apresenta soluções para a área da exploração florestal onde são utilizados os mais diversos equipamentos para tarefas tão específicas como o corte, a rechega, o processamento, o enfardamento, o destroçamento, o estilhaçamento, a carga e o transporte até ao local de transformação industrial.

 

 

Indústria da Serração

industria da serraçãoA indústria da serração tem vindo a assistir a um fenómeno de concentração, pois que as serrações mais pequenas tendem a desaprecer. As estatísticas apontam para que entre 1998 e 2005 o número de serrações tenha diminuído, mantendo-se, no entanto, o volume de vendas, o que evidencia o dinamismo desta área e a sua capacidade de se ajustar às mudanças. Em 2009, contribuiu para cerca de 1,5% das exportações totais do país. O pinheiro bravo é a principal matéria-prima para a indústria da serração (mobiliário, vedações, paletes).

Na indústria da serração, a GRUMAN apoia o sector com diversos equipamentos, tais como reboques e gruas florestais e também os veículos de transporte em estradas.

 

Indústria da Pasta de Papel

PapelA área da pasta e papel contribui para cerca de 4 mil empregos diretos em Portugal, tendo a sua principal evolução sido no sentido do aumento da integração vertical no sector com maior produção de papel e cartão, conduzindo a um acréscimo de valor do produto. Em Espanha, este sector representa aproximadamente um total de empregos diretos de 17,2 mil postos de trabalho, no entanto, estão indiretamente relacionadas mais de 90 mil pessoas.

A produção de pasta de papel branqueada é importante na indústria papeleira pois que se baseia na utilização do eucalipto, que é uma espécie de crescimento rápido devido às condições climáticas favoráveis na Península Ibérica.

Para esta área de atuação a GRUMAN, apresenta essencialmente equipamentos de trituração como, os pré-trituradores, trituradores e estilhadores. A linha completa de destroçadores que permite a complementaridade das suas tarefas, e a máxima otimização do produto final.

Nesta área temos como referência a venda de Harvesters e Forwarders para um grande grupo de empreiteiros florestais que fornecem os maiores grupos empresariais da indústria de papel. Estas empresas têm um impacto significativo na economia portuguesa e espanhola, sendo líderes europeus e mundiais na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF). Estas empresas destacam-se no setor como os maiores produtores europeus, e também dos maiores a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto.

 

Exploração da Cortiça

CortiçaA exploração da cortiça representa uma importante fração no comércio externo de Portugal, com cerca de um terço do total das exportações. O número de empresas desta área era de 828 em 2003, sendo o número de empregos por elas gerados mais de 12 mil. É de notar que Portugal é líder mundial na produção de cortiça e na indústria de produtos derivados da cortiça, sendo a rolha de cortiça natural o principal produto exportado.

A Gruman relaciona-se com os clientes na venda de gruas e reboques de tração hidráulica florestais para fazer o transporte da matéria-prima dos amontoados de sobreiro para as diversas unidades fabris onde esta é transformada.

 

 

Indústria da Peletização

pelletesA indústria da peletização está diretamente relacionada com o sector da exploração florestal, com o sector da recolha de biomassa e com a indústria das serrações.

A matéria-prima para o fabrico de pelletes de madeira, são feitos a partir de desperdícios da indústria transformadora de madeira provenientes das serrações, carpintarias e, sobretudo dos desperdícios das florestas que formam a biomassa, provenientes dos cortes e desbastes florestais. Esses materiais depois de recolhidos, triturados e secos, transformam-se em pó ou serrim que é posteriormente comprimido.

Neste contexto os pellets representam uma boa alternativa como fonte de energia, apresentando diversas vantagens relativamente aos combustíveis fósseis. Combustíveis esses que apresentam hoje em dia uma grande instabilidade relativamente ao seu preço, com tendência a aumentos sucessivos.

A GRUMAN, apresenta, nomeadamente, a venda de equipamentos de trituração e crivagem (para o tratamento da biomassa e toros das árvores em muitos parques de madeira) bem como alguns meios de elevação. Tem como empresas clientes nesta área os maiores fabricantes de pellets a nível nacional. 

 

Indústria dos Aglomerados e MDF

aglomeradosA indústria dos aglomerados é essencialmente representada pela indústria imobiliária. Tem como principais matérias-primas o pinheiro bravo e o eucalipto. Este tipo de indústria consiste na reciclagem de madeira e na sua transformação em aglomerados.

A GRUMAN está presente essencialmente na primeira fase do processo, que consiste depois do corte e da rechega no transporte para as unidades fabris com veículos dedicados e preparados por esta. Para além destes equipamentos também desenvolvemos soluções para o transporte e acondicionamento de madeiras recicladas, nomeadamente, para os maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira.

 

 

Recolha de Biomassa para a Produção e Energia

trituraçãoO aproveitamento de biomassa florestal é utilizada para a produção de energia elétrica, ou simultaneamente para a produção de energia elétrica e calor (cogeração).

A “biomassa florestal” resulta fundamentalmente das ações de gestão florestal, como desbastes, desramações e corte final.

Neste momento a GRUMAN, é um forte representante de várias marcas, que possuem todos os equipamentos e meios para o processamento da biomassa, desde a recolha da matéria-prima, ao tratamento, ao processamento, ao transporte e ao armazenamento.

Na Península Ibérica, assiste-se a um elevado crescimento na actividade da transformação da biomassa florestal para a utilização local e também para a exportação para outros países europeus. Acreditamos que num futuro não longínquo se utilizará a carbonização e a torrefação como meios para potenciar ainda mais este sector.

 

Ambiente

 

Linhas de Reciclagem de Ferrosos e Não Ferrosos

A GRUMAN apresenta soluções sofisticadas, exigentes e complexas para linhas de reciclagem de sucata nomeadamente para as constituídas por automóveis antigos e produtos de linha branca. Estas apresentam percentagens cada vez maiores de diferentes materiais como ferro (70%), plásticos (15%), metal não ferroso (8%), vidro e outros (7%), através da trituração da sucata. Posteriormente a este processo é feita a triagem e separação, para se proceder à valorização dos diversos materiais.

Tendo como principais requisitos na separação de materiais, a recuperação do aço limpo com baixo teor de cobre, a saída de metais não ferrosos limpos assim como metais mistos (alumínio e cobre), e ainda a separação do aço inoxidável sem contaminantes.

Os resíduos são separados e tratados por diversos processos, consoante os diferentes materiais que os constituem e de acordo com as características técnicas exigidas pelas indústrias recicladoras, nomeadamente, em termos de pureza e dimensões. Depois de compactados ou triturados, os metais ganham o estatuto de matéria-prima secundária.

Sgr-maia

 

Em 2011, a GRUMAN instalou com sucesso em Portugal a primeira linha de separação de metais e desmantelamento de Resíduos Elétricos (REE’S), no norte do país.

 

 

 

RVO

 

Instalação de uma linha de reciclagem de material não-ferroso (alumínios).

 

 

 

 

linha batista avintes

 

 

Mais recentemente, a GRUMAN instalou uma linha de separação de metais no norte do país. 

 

 

 

 

 

Linhas de Reciclagem de CDR (Combustível derivado de Resíduos) / RDF (Refused Derived Fuel)

As linhas de reciclagem de CDR fornecidas pela GRUMAN utilizam um conjunto de equipamentos como os pré triturados, os crivos e os refinadores. Este tipo de linha serve para a produção de combustível derivado de resíduos (CDR) através do processamento de lixo e resíduos industriais. Graças a uma trituração específica, classificação e homogeneização de diferentes resíduos, este material pode ser transformado em frações de energia que podem ser usadas como substituto dos combustíveis mais usuais, como o petróleo, gás ou carvão.

Estas máquinas com eficiência comprovada no mercado e desenvolvidas recorrendo a tecnologia de ponta deixam o produto acabado de acordo com os requisitos do seu destino. São a prova viva de alta produtividade, alto rendimento e robustez.

CDR1

 

Foi construída uma linha de reciclagem de CDR, no sul de Portugal. 

 

 

 

 

ecomais2A GRUMAN realizou a instalação de uma linha de resíduos de CDR, numa empresa do sul do país.

 

 

 

sobral pneus

 

 

A nossa empresa também instalou uma Linha de Reciclagem de Pneus na zona sul de Portugal. 

 

 

CDR seixal

 

A GRUMAN apresenta várias instalações de Linhas de reciclagem de CDR, por todo o país. 

 

 

Linhas de Reciclagem de Biomassa

EDP BiomassaA biomassa tem um papel muito importante como combustível alternativo aos combustíveis não renováveis e caracteriza-se como sendo um dos maiores recursos endógenos que o país dispõe. Esta área do sector do ambiente está diretamente relacionada com o setor florestal, nomeadamente com a área da produção de energia elétrica através da recolha de biomassa.

A GRUMAN apresenta, nesta área, gruas, reboques e todos os equipamentos de trituração e crivagem para qualquer tipo de material que formam a biomassa. Apresenta ainda uma vasta gama de destroçadores, que englobam os pré-trituradores, os trituradores e os estilhadores.

Todos estes equipamentos móveis ou estáticos revolucionaram o mercado da trituração de resíduos. Também contribui para a sustentabilidade da qualidade ambiental, pois que a GRUMAN possui uma gama de equipamentos que permite obter uma variedade granulométrica dos resíduos consoante o processo de reciclagem e/ou degradação a ser posteriormente aplicado. A linha completa de destroçadores permite a complementaridade das suas tarefas para obter uma máxima otimização do produto final. Os crivos servem, nomeadamente, para a crivagem de qualquer tipo de resíduo, permitindo a sua separação em duas ou mais frações.

 

 

A GRUMAN, é hoje uma empresa líder no seu ramo, capaz de oferecer uma gama de soluções completa, inovadora e de elevada qualidade.

Guerra HSM-forest LakoForest quadco

logo pronar steinert logo westeria ottospaleckstiftun

Zona Industrial do Salgueiro Lote nº 14 . Apartado 166
3534-909 Mangualde - Portugal  
Tel. (+351) 232 619 860
Fax (+351) 232 619 869  
E-mail: info@gruman.com
                                             GPS

                                             Longitude: W 007º 47' 38''
                                             Latitude: N 040º 36' 06''
                   
 

    

                                   
       SIGA-NOS

 youtube          face               

                          

           

 

Top of Page